logo-vanellus

Actividade de Educação Ambiental de iniciação à Observação de Aves.

Cremos que é mesmo de pequenino que se torce o pepino.

O despertar para a conservação na natureza tem de começar logo em pequeno, e como?

Com chavões e regras difíceis de compreender em tão tenra idade? Não.

Pensamos que a resposta estará no despertar da sensibilidade da forma que mais compreendem e aceitam, brincando.

A observação de aves e de outra fauna desperta sempre interesse desde os mais atentos aos mais “difíceis”. A procura e descoberta das aves desperta em nós o espírito da caça a que todos estamos ligados. O contacto com a natureza e a liberdade liberta as verdadeiras crianças dentro destes novos seres, demasiado fechados, regrados, informatizados e digitalizados. Os jogos em equipa despertam-lhes o sentido de competição, que é inerente à sua idade, mas obriga-os a trabalhar em equipa e a considerar o grupo em vez do individuo.

As nossas atividades de observação de aves para crianças de idades até aos 10/11 anos possuem todos estes ingredientes, juntando ainda muita diversão. Por isso acreditamos serem atividades excelentes para o despertar para a biodiversidade, começando pelas aves.

A atividade “À Descoberta das Aves no Jamor” no ano de 2019 foi uma iniciativa pedida pela Câmara Municipal de Oeiras e oferecida às escolas do Concelho no âmbito da sua oferta formativa e de Educação Ambiental.

Esta actividade caracteriza-se por um “breefing” inicial onde se apresentam as regras para andar no campo e observar a biodiversidade, os materiais usados para observar aves (binóculos, telescópio, guia de campo) seguido de um passeio pelo parque do Jamor onde vão observando algumas aves, ora apenas a olho nu, ora de telescópio.

A actividade inclui a simulação de um ponto de escuta (técnica usada por ornitólogos nos seus trabalhos de campo) que os obriga a estar em silêncio e a ouvir os sons da natureza e em especial das aves e um jogo de descoberta das aves (aves em papel) usando um pequeno Guia de aves.

Este jogo desperta o sentido de busca e atenção, observação dos pormenores das aves para os identificar, para alem do trabalho em grupo e do disfrute da liberdade em natureza. No fim do jogo é-lhes exigido algum sentido descritivo quando têm de descrever as características de determinada ave.

A actividade culmina muitas vezes em trabalhos já em ambiente de sala, com os professores, onde os alunos são incentivados a desenhar a ave que mais gostaram de ver durante a manhã.

Contacte-nos

Marque o seu passeio, faça um pedido especial e peça informações pelo email abaixo.

Sede

Rua Manuel Assunção Mestre, nº 22 7780-199 Castro Verde

Escritório Lisboa

Rua Marcelino Mesquita, Nº 11 Loja 4 Escritório 1. 2795-134 Linda-a-Velha

Deixe a sua mensagem

Ricardo Silva – +351 965657289
Renato Neves – +351 919015990