logo-vanellus

Sábado dia 26 de Outubro embarcámos em mais uma aventura de mar ao largo de Peniche, com o objectivo de observar e fotografar aves marinhas e visitar o arquipálogo das Ilha das Berlengas onde nesta altura do ano podem surgir várias surpresas em termos de aves migradoras.

Partimos às 8:00 da manhã do Porto de Peniche.

O grupo com 22 pessoas foi constituído principalmente por fotógrafos a alguns observadores.

O grupo: Bruno Maia, Carla Cruz, Frederico Morais, Helena Cohen, Henrique Cordeiro, Javier Pozo, José Santiago, José Frade, Luís Arinto, Luís Matos, Maria Albertina, Marina Ribeiro, Nuno Miguel, Paulo Doutel, Pedro Ribeiro, Rogério Rodrigues, Rui Pereira, Rui Paulo, Vasco Valadares e Victor Maia.

Staf: Ricardo Silva (Guia) e Isabel Ayres (Apoio logístico)

Realizaram-se 2 paragens para lançamento de CHUM a primeira a cerca de 2,5 milhas da costa e a segunda a 4 milhas. Nestas paragens surgiram já algumas das espécies previstas que foram atraídas pela algazarra de gaivotas em volta do petisco.

Entre elas; gaivota-de-patas-amarelas, gaivota-de-asa-escura, gaivota-de-cabeça-preta, garajau, ganso-patola, moleiro-grande, pardela-do-mediterrâneo e pardela-sombria.

Seguimos então para os farilhões, grupo de pequenas ilhas pertencentes ao arquipélago das Berlengas que estão a cerca de 10,5 milhas da costa. Aí esperávamos encontrar as jangadas de pardelas e assim foi.

Entre as várias dezenas de cagarras encontravam-se umas 10 a 15 pardelas-de-barrete e umas 3 pardelas-pretas completando assim a totalidade de espécies deste grupo que se podem observar na nossa costa.

No regresso à ilha da Berlenga pudemos ainda observar as duas espécies de corvos-marinhos, corvo-marinho-de-faces-brancas e galheta, e ainda uma novidade, famego, espécie pouco comum nesta região.

Já na ilha observámos, falcão-peregrino, águia-calçada, peneireiro-comum, garça-real, pintassilgo, lugre, rabirruivo-preto, petinha-dos-prados e a surpresa desta vez foi a felosa-bilistada.

Contacte-nos

Marque o seu passeio, faça um pedido especial e peça informações pelo email abaixo.

Sede

Rua Manuel Assunção Mestre, nº 22 7780-199 Castro Verde

Escritório Lisboa

Rua Marcelino Mesquita, Nº 11 Loja 4 Escritório 1. 2795-134 Linda-a-Velha

Deixe a sua mensagem

Ricardo Silva – +351 965657289
Renato Neves – +351 919015990