logo-vanellus

É, talvez, o mais romântico dos locais de Lisboa. Romântico no sentido de romantismo enquanto movimento estético, contemplativo e bucólico onde, entre o aroma dos buxos e as lápides ilegíveis, a sweet sadness nos invade. Falamos do Cemitério Inglês, que com mais propriedade deveria ser chamado de cemitério protestante, pois além da comunidade anglófila é também última morada para holandeses, alemães e franceses huguenotes, que anteriormente à data da inauguração deste cemitério (1724), sendo considerados hereges, lhes era vedado o enterramento nos locais habituais.

É simultaneamente um cemitério de ricos comerciantes da Feitoria inglesa do Século das Luzes lisboeta e, também, de expatriados e aventureiros, ou esquecidos marinheiros. Há mesmo alguns supostamente tombados em duelos, muitos caídos durante a Guerra Peninsular outros, exilados por razões de saúde, procuravam, e não encontraram, a cura para a tuberculose no ameno clima de Lisboa.

E depois há a vegetação exuberante, com zambujeiros, jacarandás, ciprestes, e olaias com um estrato inferior de buxos e gilbardeiras, habitat para toutinegras, melros, carriças, chapins, trepadeiras, periquitos-de-colar e muitos outros que daremos igualmente a descobrir nas nossas visitas.

Contacte-nos

Marque o seu passeio, faça um pedido especial e peça informações pelo email abaixo.

Sede

Rua Manuel Assunção Mestre, nº 22 7780-199 Castro Verde

Escritório Lisboa

Rua Marcelino Mesquita, Nº 11 Loja 4 Escritório 1. 2795-134 Linda-a-Velha

Deixe a sua mensagem

Ricardo Silva – +351 965657289
Renato Neves – +351 919015990