logo-vanellus

Na primeira semana de Setembro de 2020 lançámos um novo programa.

Veados e Abutres no Tejo Internacional.

Entre as últimas semanas de Agosto e as primeiras de Setembro tem lugar o pico da reprodução dos veados-vermelhos (Cervus elaphus). Nesta fase os machos marcam o seu território com fortes berros (Brama ou Berrêa), fazendo atrair a si as fêmeas que deambulam pelo território ainda com as crias do ano anterior, servindo também para avisar outros machos a manterem-se afastados.

Os berros, uma espécie de zurro rouco e grave, que se fazem ouvir a várias centenas de metros, ecoando pelos vales suaves do Tejo Internacional, são só por si um espectáculo sonoro de arrepiar. Nesta fase, os machos mais jovens e fêmeas expõem-se mais do que o habitual sendo por isso sem dúvida a melhor época para os observar.

Os berros, uma espécie de zurro rouco e grave, que se fazem ouvir a várias centenas de metros, ecoam pelos vales suaves do Tejo Internacional, são só por si um espectáculo sonoro de arrepiar. Nesta fase, os machos mais jovens e fêmeas expõem-se mais do que o habitual sendo por isso sem dúvida a melhor época para os observar.

Ao espectáculo da Brama juntámos uma sessão de fotografia em abrigo, situado no Alimentador de Abutres do Monte Barata (Quercus).

Num programa de dois dias, lançamos o desafio a 8 pessoas, constituindo 2 grupos de 4 que se dividiram entre as duas actividades programadas, mantendo assim o grupo mais separado como impunham as regras COVID.

Assim, enquanto um grupo percorria os caminhos mais inóspitos do Tejo Internacional procurando os veados, em modo safari, o outro grupo permanecia no abrigo esperando os abutres no Monte Barata. No dia seguinte os grupos trocavam de posições.

Os resultados foram bastante satisfatórios em qualquer um dos programas, onde, para além dos veados, podemos observar mais de 60 espécies de aves entre elas, abutre-negro, grifo, águia-real, águia de Bonelli, águia-cobreira, cegonha-preta, corvo, melro-azul, chasco-ruivo, calhandrinha, cotovia-do-monte, cartaxo-nortenho e muitas mais.

No final do dia esperava-nos um manjar de queijos, enchidos e doçaria da região numa paisagem de cortar a respiração.

Participantes e autores das fotografias:

Adélia Ferraz, Ana Leal, Antónia Mota, José Casimiro, José Leal, José Bio, Maria João Oliveira e Teresa Cohen.

Guias:

Ricardo Silva e Pedro Alves

Contacte-nos

Marque o seu passeio, faça um pedido especial e peça informações pelo email abaixo.

Sede

Rua Manuel Assunção Mestre, nº 22 7780-199 Castro Verde

Escritório Lisboa

Rua Marcelino Mesquita, Nº 11 Loja 4 Escritório 1. 2795-134 Linda-a-Velha

Deixe a sua mensagem

Ricardo Silva – +351 965657289
Renato Neves – +351 919015990